Pliometria é também conhecida como ciclo alongamento-encurtamento. Ciclo alongamento encurtamento são ações musculares excêntricas seguidas rapidamente de potente ação concêntrica, como saltos e arremessos rápidos. Auxilia no aumento da potência, força, coordenação e controle de peso. Os exercícios pliométricos mais utilizados são os saltos verticais, horizontais e Drop Jumps.
Aplicações da Pliometria em Diferentes Populações
Diferentemente do que é o senso comum, treinamento com saltos e potência não são somente para atletas adultos; esse tipo de treinamento, segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), é considerado uma atividade segura e benéfica tanto para crianças, adultos e até para idosos. Sempre lembrando que é necessária uma escolha correta da intensidade e dificuldade dos exercícios para essas populações, tanto quanto ou até mais do que para atletas adultos.
Benefícios Fisiológicos da Pliometria
O treinamento pliométrico atua no sistema nervoso, condicionando-o a reagir mais depressa ao ciclo alongamento-encurtamento. Esse tipo de treinamento melhora a capacidade do praticante de realizar movimentos e melhora a produção de energia. Auxilia também as crianças no fortalecimento dos ossos e facilita o controle de peso em todas as populações, além de ajudar a minimizar as chances de lesões em atletas.
Considerações sobre Carga e Recuperação
Existem vários exercícios pliométricos que vão desde os mais simples, como saltos com as duas pernas, até saltos em profundidade. Vários pesquisadores consentem em uma carga ideal de 30% a 60% de 1RM para exercícios pliométricos com sobrecarga. O treinamento com pliometria pode ser muito intenso; com isso, devemos sempre estar atentos à fadiga dos alunos, para que, com o tempo, não se lesionem. Fadiga e lesões são os maiores fatores de redução de performance neste tipo de treinamento. Dependendo da intensidade do treinamento de pliometria realizado, é indicado realizar a próxima sessão somente após mais de 48 horas do término do último treino, pois os maiores aumentos da creatina-quinase sanguínea se deram no segundo dia, sendo a creatina-quinase importante marcador fisiológico de fadiga muscular.
Principais Causas de Lesão e Recomendações Finais
Segundo pesquisadores, as principais causas de lesão no treinamento de pliometria são:
- progressão inadequada do treinamento
- aquecimento inadequado
- carga de trabalho excessiva
- lastro insuficiente de prévio treinamento de força
- calçado e pisos impróprios
Para a sua melhor performance nos treinamentos, procure um profissional de educação física competente para lhe auxiliar. Bora lá e bons treinos.
Guilherme Müller
CREF: 027189-G/SC
0 comentários